terça-feira, 25 de agosto de 2009

CASAMENTO UMA INSTITUIÇAO DE DEUS


CASAMENTO UMA INSTITUIÇAO DE DEUS

Vamos começar de onde Deus iniciou tudo, chamamos este lugar de casamento.
O casamento é a única instituição que desceu do Senhor para nós antes da queda do homem no jardim do Édem.

GN 2.21-25
“Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. 22Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem. 23Então o homem disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.” 24É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. 25Tanto o homem como a sua mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha.”.

Deus ordenou o casamento antes de o pecado entrar no mundo, e queria que ele fosse a parte mais profunda, mais rica e mais alegre experiência de relação da vida humana na terra.
Se isto não acontece a culpa não é da instituição em si, mas daqueles que entram nela despreparados e descuidadamente falham ao cumprir suas exigências.
O casamento é tão importante nos planos de Deus que ele compara no livro de Efésios o casamento a igreja.

EF 5.23,24,25

“Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. 24Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido. 25Marido ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela”.

Deus planejou que muitas de nossas necessidades pessoais fossem satisfeitas no casamento. A necessidade do companheirismo, família, aceitação social, intimidade sexual e muitas outras. Ele criou a mulher para completar o homem, e o homem a mulher.

Gn 2.18 “Depois o Senhor disse: – Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer “para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”.

Deus ordenou o casamento para o conforto,felicidade e bem estar da humanidade,é parte do plano original de Deus.Não se trata de um relacionamento que evoluiu,nem um costume criado pelo homem.Ele tem origem divina como parte da criação de Deus que ordenou um compromisso vitalício, um para o outro.

“Portanto o que Deus ajuntou, não separe o homem.” MC 10.9.

É uma instituição ordenada ao homem e mulher para que se unam emocional e fisicamente e tenham o privilegio de trazerem filhos ao mundo.

Gn 1.27-28 “Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28e os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem”.

Não há nenhum relacionamento na terra que se aproxime deste relacionamento tão sagrado como o casamento. Ele excede o relacionamento de um filho com sua mãe e pai.

Deus indicou que o homem deixaria seu pai e mãe, se uniria a uma mulher e os dois seria uma só carne.

GN 2.24

É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.

Devemos considerar que é uma instituição de Deus e não humana, os tornando um, pelo envolvimento sublime do amor.

O casamento nunca será uma instituição falida enquanto Cristo for o Senhor do seu casamento e sua vida.

Viva um projeto de vida a dois abençoado, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário